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Em Rosh Hashaná está inscrito, e em Yom Kippur está selado - quantos passarão e quantos nascerão, quem viverá e quem morrerá, quem em tempo oportuno e quem por uma morte prematura, quem por água e quem por fogo, quem por espada e quem por feras, quem por fome e quem por sede, quem por terremoto e quem por peste, quem por estrangulamento e quem por lapidação, quem terá descanso e quem vagueia, quem quem estará em paz e quem perseguiu, quem será sereno e quem atormentará, quem será empobrecido e quem será rico, quem será rebaixado e quem será exaltado. Mas arrependimento, oração e justiça evitam a severidade do decreto.
TESHUVÁ, TEFILÁ E TZEDAKAH, COMUMENTE TRADUZIDOS COMO ARREPENDIMENTO, ORAÇÃO E CARIDADE, SÃO CONCEITOS MUITO MAIS PROFUNDOS DO QUE SUAS TRADUÇÕES SUGEREM.
Na verdade, eles não podem ser traduzidos adequadamente, pois são noções que existem apenas no reino do judaísmo.
Em Rosh Hashaná , quando o mundo está sendo julgado para o próximo ano, os judeus esperam que D'us tenha decretado para eles um ano bom e doce. A bondade, no entanto, é ilimitada; e D'us em Sua infinita misericórdia deu aos judeus a oportunidade de tornar o próximo ano ainda melhor.
O período entre Rosh Hashaná e Yom Kippur - os Dez Dias de Arrependimento - foi concedido aos judeus para garantir, através de seu serviço a D'us, que em Yom Kippur Ele concederá ainda mais generosidade do que em Rosh Hashaná.
O serviço a D'us nestes dias é, como declarado na liturgia de Rosh Hashaná e Yom Kippur, teshuvá, tefilá e tzedakah. Estes são comumente traduzidos como arrependimento, oração e caridade.
Aparentemente, tais coisas também existem no mundo não-judaico…
Existem diferenças fundamentais, no entanto, entre teshuvá e arrependimento, tefilá e oração, tsedacá e caridade. De fato, arrependimento, oração e caridade não são apenas traduções pobres, mas são realmente opostos exatos de seus significados na língua sagrada. Não há tradução adequada porque seus conceitos simplesmente não existem fora da Torá .
VEJAMOS CADA UM SEPARADAMENTE, EXAMINANDO SEUS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS NA LÍNGUA SAGRADA E NO PORTUGÛES
TESHUVÁ
“Arrependimento” significa arrependimento e contrição pelos pecados ou omissões de boas ações; e a vontade de recomeçar.
Muitas frases na literatura soam este tema de arrependimento: “Virar uma nova folha”, “tornar-se um novo homem”.
“ Teshuvá ” significa algo muito diferente. Enfatiza não a ideia de “novidade”, mas de retorno.
Um judeu é intrinsecamente bom e quer fazer o bem; o pecado é completamente antitético à sua natureza. Se ele transgride, a transgressão não impugna seu eu essencial, mas é uma coisa estranha que aderiu a ele.
Teshuvá , então, é o retorno a esse eu real e essencial de um judeu. Enquanto uma pessoa é um composto de corpo e alma, em um judeu a alma é primária e o corpo secundário; e essa alma não é menos do que “uma parte de D'us acima”.
Teshuvá é, portanto, o reforçamento da união essencial entre a alma e sua fonte, uma união que estava temporariamente suspensa pelo pecado. Em outras palavras, um judeu, por meio da teshuvá, revela seu verdadeiro eu e reafirma o domínio da alma sobre o corpo.
É por isso que a teshuvá é relevante para todos os judeus, mesmo para os completamente justos. Teshuvá não é apenas “arrependimento”, o desejo de expiar o erro e começar de novo, o que não se aplicaria aos completamente justos que não cometem erros.
Em vez disso, escreve o Alter Rebe , teshuvá é o conceito de “o espírito retornará ao D'us que o deu” : A ALMA SE ESFORÇA CONTINUAMENTE PARA SE APROXIMAR DE D'US, SUA FONTE.
E assim como D'us é infinito, mesmo o judeu completamente justo pode se elevar cada vez mais alto em sua apreensão da Divindade. Ele também está sempre fazendo teshuvá – retornando à sua fonte.
Teshuvá é relevante também para os completamente ímpios.
Não importa o quão baixo ele tenha caído, a esperança nunca se perde. Ele sempre pode fazer teshuvá, pois não precisa realizar nenhum ato revolucionário, criar uma nova existência. Ele precisa apenas retornar ao seu eu interior.
TEFILÁ
“Oração” é a ideia de súplica, petição; um suplica a D'us para conceder seus pedidos. Se nada falta, ou não há desejo de nada, não há “oração”.
“Tefilá ”, por outro lado, significa união com D'us. Em contraste com a “oração”, com ênfase em D'us atendendo ao pedido de alguém, a tefilá enfatiza o esforço do homem para alcançar a união com D'us.
Isso é relevante para todos…
Todo judeu possui uma alma conectada e tendo sua fonte em D'us. Mas uma alma no céu é muito diferente de uma alma em um corpo neste mundo. As preocupações físicas do corpo — comer, beber, etc— afetam e enfraquecem o vínculo da alma com D'us.
Os tempos de tefilá são o meio pelo qual esse vínculo é reafirmado e reforçado. São tempos de comunhão completa com D'us.
Assim, ao contrário da “oração”, a tefilá é totalmente relevante mesmo para aqueles que não estão em nenhuma necessidade. Tefilá não é apenas o pedido para as próprias necessidades (embora isso certamente faça parte da tefilá ), mas principalmente o instrumento pelo qual um judeu e seu Criador se unem.
TSEDACÁ
“Caridade” comumente significa esmola, beneficência gratuita para os pobres. O doador de caridade é uma pessoa benevolente, dando quando não precisa. Ele não deve nada aos pobres, mas dá por causa de sua generosidade.
“Tzedakah” tem um significado completamente oposto. Em vez de conter benevolência, é a ideia de justiça — que é justo que se dê tsedacá.
HÁ DUAS RAZÕES PARA ISSO:
Uma pessoa é obrigada a dar a outra, pois o dinheiro não é seu. D'us deu o dinheiro a ele em confiança, com o propósito de dá-lo a outros.
D'us não está em dívida com o homem, mas dá a ele o que ele precisa. Um judeu deve agir da mesma maneira, na verdade é obrigado a fazê-lo: ele deve dar aos outros, embora não esteja em dívida com eles.
Em troca, D'us o recompensa da mesma maneira. Porque ele transcendeu seu instinto natural e deu quando não deve, D'us, por sua vez, concede a ele mais do que ele é digno de receber.
O verdadeiro significado judaico de teshuvá, tefilá e tzedakah, então, é um judeu retornando ao seu verdadeiro eu — teshuvá; um judeu alcançando a união com D'us — tefilá; e um judeu agindo com justiça – tzedakah .
Quando os judeus realizam esses serviços nos Dez Dias de Arrependimento, então, apesar do bem concedido em Rosh Hashaná, D'us dá ainda mais em Yom Kippur. B”H
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