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Chanucá Chanukiá
“É uma mitsvá usar uma Chanukiá em Chanuká. A Chanukiá é um candelabro de 9 luzes. Originalmente essas luzes eram pequenas lâmpadas de óleo. Qualquer óleo doméstico normal funciona”.
Chanukiá e Menorá – Iguais?
"Chanukiá" ou "Menorá"? As duas são a mesma coisa?
Menorá é o termo hebraico para qualquer fonte de luz feita pelo homem, como um candelabro, por exemplo. Quando surgiu o hebraico moderno, o termo menorá foi usado para qualquer fonte de luz, incluindo iluminação elétrica de um aposento. Portanto, o termo chanukiá foi inventado para diferenciar entre uma lâmpada comum, doméstica, e a Menorá de Chanucá.
Na Diáspora a palavra Menorá é usada quase que exclusivamente para descrever o Candelabro do Templo com sete braços, e aquele de oito braços que acendemos em Chanucá.
“Chanucá - Chanucah- Hanukah”
“UM POUCO DE LUZ DIFUNDE MUITA ESCURIDÃO”
Festival judaico que comemora a recuperação de Jerusalém e subsequente rededicação do Segundo Templo no início do Revolta dos Macabeus contra o Império Selêucida no século II aC.
O que é Chanucá?
Chanucá é um feriado de oito dias que começa no dia 25 do mês de Kislev. Marca a vitória milagrosa dos judeus, liderados pelos macabeus, contra a perseguição grega e a opressão religiosa. Além de serem vitoriosos na guerra, outro milagre ocorreu: quando os Macabeus vieram rededicar o Templo, encontraram apenas um frasco de óleo para acender a Menorá. Este pequeno frasco durou oito dias. Para comemorar este milagre, acendemos uma Menorá durante os oito dias de Chanucá.
Como Comemoramos?
Na noite anterior a cada um dos dias, acende-se o número correspondente de velas de Chanucá.
Chanucá - Pontos de Luz
O FERIADO DE CHANUCÁ É MUITAS VEZES INCOMPREENDIDO. AS PESSOAS IMAGINAM QUE FOI UMA LUTA DE BRAVURA MILITAR E PELA LIBERDADE POLÍTICA. NO ENTANTO, NADA DISSO É VERDADE. CHANUCÁ, AO CONTRÁRIO, NOS DIZ QUE PODEMOS REALIZAR MILAGRES QUANDO VERDADEIRAMENTE NOS DEDICAMOS A D'US.
Os gregos daquela época glorificavam o externo. Eles celebraram proezas físicas e grandes obras de arte, tudo a serviço de seus ídolos. Olympia era o local dos jogos, porque tinha um “local de santuário” para seus deuses, e escultores e poetas também se reuniam lá durante as Olimpíadas.
Quando invadiram a Judéia, não expulsaram os judeus nem os escravizaram. Em vez disso, eles tentaram eliminar o judaísmo, para tornar os judeus não diferentes de outras nações idólatras. Eles visavam três práticas judaicas em particular, porque cada uma delas diferenciava os judeus de outras nações: a circuncisão, a observância do sábado e a santificação da lua nova. Os dois primeiros diferenciam os judeus fisicamente e em suas práticas. A terceira está ligada à crença judaica de que nós mesmos podemos impactar os reinos espirituais, determinando os horários de nossas férias.
Muitos judeus concordaram com os gregos e até participaram de práticas idólatras, mas os macabeus se recusaram. E como dizemos em nossas orações, D'us “entregou os fortes nas mãos dos fracos, os muitos nos poucos, os impuros nos puros, os ímpios nos justos, aqueles que provocam aqueles que se envolvem com Sua Torá. ”
Cada uma dessas frases é importante para nossa compreensão da verdadeira natureza de Chanucá. Os judeus daquela época não conquistaram a independência política - eles não se tornaram a força dominante em uma região turbulenta e continuaram como um estado vassalo. Mas eles garantiram a liberdade religiosa e a liberdade de praticar como judeus.
Fisicamente, nega a lógica imaginar que um pequeno bando de sacerdotes judeus seja capaz de vencer o poderoso, bem treinado e bem armado exército grego. Espiritualmente, também não faz sentido. O mundo inteiro daquela época era pagão, devotado a deuses idólatras. Em vez de persistir com suas ideias únicas e estudo da Torá, os poucos judeus perseguidos deveriam ter sucumbido às ideias populares da época.
E, no entanto, é claro, o que aconteceu é exatamente o oposto. Os gregos e seus deuses se foram, enquanto os ideais judaicos de monoteísmo ético e moralidade se espalharam. Em Chanucá, celebramos a capacidade de pequenos pontos de luz de afastar um mundo de escuridão.
Como Iluminar
Para acender as luzes de Chanucá, você nem precisa de uma Menorá! Obviamente, é ótimo ter um, mas se não, arrume um total de oito velas ou xícaras de óleo, com pavios, seguidas, mais uma adicional para servir como “Shamash”.
O Shamash é o único usado para acender outras luzes, e deve ser colocado mais alto, mais baixo ou ao lado dos outros. Sua menorá ou conjunto de luzes deve ser colocado perto de uma janela visível da rua ou sobre uma mesa.
Na primeira noite, você prepara e acende apenas a luz mais à direita das oito. No segundo, você prepara as duas luzes mais à direita e as acende da esquerda para a direita. Todas as noites você acende a luz recém-adicionada e segue para a direita.
“Existem três Brachos, bênçãos, que são recitados antes de acender as velas de Chanucá”.
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